Quando faz sua campanha de marketing, qual o seu objetivo? Ele está alinhado com seu negócio?
Que resultado quer obter?
Como temos mais de 20 anos de mercado, começamos trabalhando com marketing, desenvolvimento de embalagens, materiais de ponto de venda, criação de peças e materiais institucionais e promocionais, principalmente em formatos impressos.
Com o tempo fomos incorporando as mídias digitais, desenvolvendo sites e soluções para a internet.
Mais recentemente, nossos clientes começaram a solicitar trabalhos mercadológicos nos meios digitais, mais especificamente Marketing Digital.
E aí chegamos ao ponto. O que é o Marketing Digital?
Nas nossas “andanças”, muito ouvimos falar. Desde pessoas que “destruíam” os famosos 4 Ps do Marketing (Produto, Preço, Promoção e Praça), como se fossem conceitos obsoletos e que não serviriam no mundo digital, até outros que associavam unicamente a trabalhos em Mídias Sociais.
Cada um falando de uma forma e vendendo seu peixe no seu formato.
Não que as ações realizadas por tais pessoas não fossem úteis ou que ajudassem, mas eram superficiais, parciais e não respondiam a uma pergunta que era essencial para nós: “Quantos clientes ou prospects a mais vamos conseguir com essa ação?”
As respostas mais comuns eram: Não garanto clientes, mas aumento os cliques em seus posts ou os likes ou os seguidores (dos quais você não tem nenhum dado).
Isso não deixa de ser interessante, mas é apenas uma parte de um processo mais complexo e que pode dar um retorno muito maior. E o Marketing vai muito além.
O Marketing Integral
Não é por que estamos numa era digital que conceitos e estruturas devem ser desprezados. Eles precisam ser adaptados. As mídias fazem parte apenas de um dos Ps do marketing, a parte da promoção.
As pessoas se esquecem das estratégias, estudos e análises e todas as potentes ferramentas que temos hoje para realizar um bom trabalho.
Comecemos respondendo algumas perguntas: Seu produto está adaptado ao mercado? Aliás, atende as necessidades do seu consumidor? Qual seu consumidor? Qual seu público alvo? Qual o perfil do seu comprador? Quais seus pontos fortes? E os fracos? O preço está adequado … e muitas outras perguntas precisam ser resolvidas antes de iniciarmos uma campanha.
Outra questão importante: Marketing é uma coisa e Vendas é outra. Cabe ao primeiro gerar a demanda para o segundo.
É impressionante a quantidade de pessoas que lançam uma campanha promocional e esperam que o usuário, que mal conhece a empresa, vá lá e saia comprando milhares de produtos.
Não dá para ser reativo, precisamos ser proativos. Precisamos mostrar os porquês de comprar conosco!
Ai você irá perguntar: mas vocês não trabalham as mídias sociais?
É claro que trabalhamos, mas ela é uma das pontas da estratégia. Usamos automação de marketing e todos os recursos que forem necessários, inclusive das mídias tradicionais.
Para cada cliente estudamos quais as mídias mais adequadas e quais as ações mais eficientes. Não tem fórmula mágica. São estudos, estratégias, planejamento e muito trabalho.
Cada cliente terá ações específicas, mídias sociais diferentes e formas de se comunicar exclusivas.
Mas tudo com uma boa estratégia e estudos, não dá para sair postando aleatoriamente e esperar resultados coesos.
Afinal o que você quer? Cliques ou clientes?
Entre em contato conosco. Temos mais de 20 anos desenvolvendo soluções para nossos clientes.