Ambos podem e devem se ajudar para aumentar as vendas da empresa, mas cada um tem suas funções e suas diferenças.
O marketing vai trazer o prospect até a empresa e a força de vendas irá transformá-lo em cliente.
Cada área tem funções distintas, apesar de se confundirem e se entrelaçarem em alguns projetos.
O marketing é responsável pelo conhecimento do mercado, por realizar pesquisa e estudos, estratégias, traçar perfis, públicos alvo etc, com os mais variados objetivos: crescimento da fatia de mercado (marketshare), fortalecimento de marca, aumento de vendas, divulgação de novos produtos e serviços, entre outros.
Me surpreende muitas pessoas que investem em marketing nas mídias sociais esperando que as pessoas vejam o anúncio e saiam comprando. Qual foi o trabalho e estratégia feitos antes?
Como esse usuário passa para lead e depois para um prospect em vendas?
Não adianta ficar sentado esperando os clientes caírem do céu. Tem muito trabalho a ser feito pelo marketing e depois pela área de vendas.
Sim, o marketing não vende, só traz a pessoa certa para o local certo na hora certa. O trabalho de vender é dos vendedores!
Claro que existem projetos em que essas funções se entrelaçam, mas os esforços existem e devem estar bem coordenados para que o resultado final seja positivo.
Portanto use o melhor de cada área e faça com que cada uma trabalhe naquilo que é melhor.
E para que tudo isso funcione um bom planejamento é essencial!